Uma geração de comunicadores por boas causas
Pode parecer um pouco contraditório quando menciono boas causas, mas nem sempre tudo o que se comunica é com intenção maliciosa.
De acordo com uma publicação do jornalista Vítor Matos no jornal online Observador, um homem de oitenta e nove anos foi encontrado por um jornalista, a vender gelados em Chicago.
O jornalista, Joel Cervantes Macias, decidiu comover o mundo e ao mesmo tempo dar a conhecer um pouco da história de vida deste homem, a razão pela qual continua a trabalhar «todo os dias até às oito da noite».
No meu ponto de vista, tudo podia ter sucedido de forma diferente, como mais um vendedor de gelados a tentar ganhar o seu dinheiro, que na realidade não é apenas um mero vendedor. E é por isso que lhe foi tirada uma fotografia e de imediato colocada no facebook.
Após os utilizadores conhecerem parte da sua vida, como a morte da filha, a incapacidade da esposa puder trabalhar consigo e a acrescentar ainda a custódia dos netos, Fidencio Sanches teve de enfrentar os problemas.
A publicação foi um sucesso, tanto que o jornalista acabou por lançar «uma campanha online» para angariar fundos e ajudar este homem.
A partir de uma fotografia que continha uma lição a transmitir à sociedade, foi possível emocionar utilizadores de toda a parte que se disponibilizaram para «ajudar o homem através de doações feitas online».
Tendo em conta tudo isto, esta não terá sido uma boa estratégia de comunicação para fazer chegar às pessoas, um caso de vida especial?
Não terão sido ajudados a partir de uma fotografia?
Nem sempre se realizam comunicações maliciosas, muitas das vezes tornam-se além-fronteiras, chegando ao destino com a maior eficácia possível. Neste caso, para além da consideração e respeito a nível mundial, angariou-se 250 mil euros.
Filipa Murta, nº54650
De acordo com uma publicação do jornalista Vítor Matos no jornal online Observador, um homem de oitenta e nove anos foi encontrado por um jornalista, a vender gelados em Chicago.
O jornalista, Joel Cervantes Macias, decidiu comover o mundo e ao mesmo tempo dar a conhecer um pouco da história de vida deste homem, a razão pela qual continua a trabalhar «todo os dias até às oito da noite».
No meu ponto de vista, tudo podia ter sucedido de forma diferente, como mais um vendedor de gelados a tentar ganhar o seu dinheiro, que na realidade não é apenas um mero vendedor. E é por isso que lhe foi tirada uma fotografia e de imediato colocada no facebook.
Após os utilizadores conhecerem parte da sua vida, como a morte da filha, a incapacidade da esposa puder trabalhar consigo e a acrescentar ainda a custódia dos netos, Fidencio Sanches teve de enfrentar os problemas.
A publicação foi um sucesso, tanto que o jornalista acabou por lançar «uma campanha online» para angariar fundos e ajudar este homem.
A partir de uma fotografia que continha uma lição a transmitir à sociedade, foi possível emocionar utilizadores de toda a parte que se disponibilizaram para «ajudar o homem através de doações feitas online».
Tendo em conta tudo isto, esta não terá sido uma boa estratégia de comunicação para fazer chegar às pessoas, um caso de vida especial?
Não terão sido ajudados a partir de uma fotografia?
Nem sempre se realizam comunicações maliciosas, muitas das vezes tornam-se além-fronteiras, chegando ao destino com a maior eficácia possível. Neste caso, para além da consideração e respeito a nível mundial, angariou-se 250 mil euros.
Filipa Murta, nº54650