Reflexão sobre o consumo mediático
O consumo de informação é, a meu ver, essencial à formação cívica de qualquer indivíduo. É através dos meios de comunicação e dos órgãos de informação que conseguimos estar a par do que se passa no mundo, saber notícias e acontecimentos que ocorrem em qualquer parte do globo. A comunicação social exerce um papel fundamental no que diz respeito à difusão de informação, transmitindo-a à sociedade através de diversos meios: jornais impressos, revistas, rádio, televisão, jornais online e redes sociais. Estes dois últimos, sendo mais recentes, têm captado a atenção das gerações mais novas, que preferem informar-se de modo mais rápido e simples.
Pessoalmente, considero que todos os meios de comunicação são importantes, tendo cada um as suas vantagens e desvantagens. O que, de facto, importa, é a informação que é transmitida ao recetor, que pode aceder à mesma de diferentes formas, tornando-se irrelevante o meio por onde adquiriu a informação. No meu caso, os órgãos de informação que mais consumo são a televisão, os jornais online e as redes sociais. Relativamente à televisão, o meio de comunicação que mais me cativa, destaco o telejornal, que vejo como uma fonte de informação capaz de alcançar um grande número de telespectadores. Sendo transmitido à hora das refeições, consegue captar a atenção da audiência mantendo-a atenta e informada, utilizando recursos audiovisuais, o que torna a informação mais interessante. Já em relação aos jornais online e às redes sociais, são meios que consulto a qualquer hora do dia, ao contrário da televisão, que apenas assisto durante as refeições.
Desta forma, concluo que os dois meios de comunicação que referi anteriormente são essenciais para manter a sociedade informada, sendo estes capazes de alcançar a atenção das gerações mais jovens, algo cada vez mais difícil.
Laura Pimenta - a71741