Hábitos de consumo
Os hábitos de consumo, quer sejam estes derivados do ramo do lazer, no que diz respeito às plataformas de streaming online e cinemas locais, ou derivados das aquisições de bens materiais, relativamente aos centros comerciais e lojas online, têm vindo a ser alvo de mutações ao longo das décadas, em parte, fruto do consequente avanço da tecnologia. Os millennials portugueses têm incutido o hábito da aquisição de bens materiais nas superfícies físicas destinadas a este fim. Portugal é o país onde os adolescentes e jovens adultos mais interagem com os retalhistas nas redes sociais, sendo, por isso, os que mais consomem os vídeos destes mesmos retalhistas nestas plataformas, colocando questões via Facebook, Instagram e Twitter.
Fruto do constante avanço da tecnologia e da migração dos media para o digital, são múltiplas as empresas destinadas à venda de bens materiais/ de consumo que exercem o seu marketing nas redes sociais. As redes sociais são um forte aliado para as vendas de produtos. Apesar da forte ascensão e adesão das lojas ao meio digital, quer seja pelo cariz mais prático e acessível que as novas tecnologias oferecem, a verdade é que a importância do contacto físico também se revela ao nível dos hábitos de consumo. No entanto, e para infortúnio dos portugueses, a pandemia da Covid-19 veio assolar e determinar o fecho dos estabelecimentos comerciais por tempo indeterminado, o que fomentou um leque de mudanças no paradigma do consumo por parte dos jovens portugueses.
Mariana Guerreiro a68269