Os media e as redes sociais: sim ou não?
As plataformas digitais vieram revolucionar a forma de comunicar e divulgar conteúdos, alterando drasticamente o panorama da indústria publicitária. Hoje, o papel das agências publicitárias resume-se à capacidade de aliar a criatividade e a tecnologia de forma a tirar partido do fenómeno da internet, as redes sociais. A rapidez com que os consumidores aderiram ao conteúdo móvel, deixou claro que é mais fácil prender alguém ao ecrã com plataformas digitais, a partir de um telemóvel, tablet ou computador, do que a uma revista ou televisão. Segundo o diretor de marketing da Forbes, Tom Davis, "os consumidores estão a consumir mais vídeos, é uma oportunidade para as empresas e as marcas contarem as suas histórias". O essencial é saber como chamar a atenção para sobressair, num mercado tão competitivo como este. Para isso, é necessário ter em conta aspetos como o target, a linguagem e a mensagem que se pretende transmitir, de modo a adaptar esta indústria a este meio. No domínio das receitas publicitárias digitais, temos o Facebook e o Google que garantem que o seu sucesso se deve ao facto de se terem adaptado rápido, assim que se deu a explosão digital.
Na minha opinião, a junção dos media com as redes sociais é positiva, na medida em que, a velocidade com que a mensagem chega ao consumidor é muito mais rápida e apelativa. Porém, não considero que se faça bom jornalismo através deste meio, uma vez que a linguagem e a veracidade dos termos apresentados são, muitas das vezes, questionáveis, pondo em causa a sua credibilidade. De qualquer modo, graças a esta explosão tecnológica, na maioria das vezes consegue-se enviar a mensagem certa pelo canal certo com maior precisão.
Ana Catarina - 54770
Na minha opinião, a junção dos media com as redes sociais é positiva, na medida em que, a velocidade com que a mensagem chega ao consumidor é muito mais rápida e apelativa. Porém, não considero que se faça bom jornalismo através deste meio, uma vez que a linguagem e a veracidade dos termos apresentados são, muitas das vezes, questionáveis, pondo em causa a sua credibilidade. De qualquer modo, graças a esta explosão tecnológica, na maioria das vezes consegue-se enviar a mensagem certa pelo canal certo com maior precisão.
Ana Catarina - 54770