Os desejos de Natal das empresas
Com a chegada do Natal, do final do ano, abundam os textos com conselhos de presentes, tecnológicos ou não. Na maior parte das vezes, são aconselhados presentes "impossíveis" ou que ficam longe daquilo que são as reais expectativas dos destinatários, ou da carteira da maioria. A par do Relatório de Tendências Tecnológicas, (lançado todos os anos), que dá conta de algumas das tendências de futuro, muitas delas se esperavam e surgiram já em 2017, os curiosos, mas principalmente investidores, anseiam por saber quais serão as novas tecnologias a surgir no mercado. Como pode a tecnologia ajudar o negócio a crescer? Durante a WebSummit, a Inteligência Artificial esteve em destaque, com a Sophia e Einstein a dominar o palco, mas também deu para perceber que ainda há um longo caminho a percorrer. E, depois de tantas novidades, fica a dúvida: como pode uma empresa tirar partido das novas tendências? A primeira grande dificuldade que as empresas têm é identificar de que forma determinada tecnologia pode ajudar ao crescimento do negócio. Muitas vezes é fácil perceber. Uma empresa de entregas, por exemplo, facilmente compreende as vantagens dos drones e de todas as tecnologias associadas, como o reforço das comunicações, a rede 5G. Mas nem sempre as coisas são assim tão óbvias. Há tecnologias que aparentemente nada têm a ver com um negócio mas que, de forma indireta, o podem afetar (positiva ou negativamente). Por isso, é importante manter os olhos nas novas tendências e uma abordagem crítica a tudo o que se trata de evolução. Não se pede, nem será esse o modelo ideal, a um gestor que se foque em algo que sai completamente da sua área de atuação, correndo o risco de se desfocar do principal objetivo: o negócio. Mas é preciso estar atento e contar com parceiros especializados na matéria para ajudar a fazer a caminhada tecnológica. A necessidade de modernização será um dos pontos consensuais a todas as empresas. Novos equipamentos e tecnologia que permitem acelerar processos são um dos passos cruciais para a competitividade. Uma ligação à Internet mais veloz, torna tudo mais ágil e reduz substancialmente picos de stress na equipa. Equipamentos mais recentes, com maior capacidade de processamento, ajudam a tornar tudo mais rápido. Neste capítulo, é fácil fazer as contas: se um processo demora 10 minutos, mas devido à lentidão de um computador leva 20, reduz a produtividade em, pelo menos, 100%. Porque, a acrescentar à lentidão do aparelho, existe toda a carga de stress que se vai acumulando no utilizador (o colaborador). A modernização, além de aumentar a produtividade dá um forte contributo para a autoestima dos funcionários. Mas é preciso apostar também na formação dos colaboradores, mantê-los no topo da sabedoria. Não adianta apostar numa tecnologia que depois ninguém domina. Quando se trata de uma empresa, as coisas ficam ainda mais complicadas. O que pode um gestor, em nome da sua empresa, desejar? Tal como a nível pessoal, a saúde, sucesso e felicidade devem surgir no topo das listas. Mas, mesmo valorizando a componente menos materialista, há presentes que podem ajudar a alcançar alguns destes desejos.
Inês Calvinho, nº57922
Inês Calvinho, nº57922