O Poder dos Media na Sociedade

Os meios de comunicação têm efeito no público que alcançam. Entende-se por poder social o controlo por parte de um grupo, mais poderoso, sobre outro, menos poderoso. Esses grupos mais poderosos podem ser jornais ou outros meios de comunicação, ou ainda elites –  grupos socialmente mais poderosos que têm acesso a discursos públicos e que, por isso, podem ser procurados pelos media aquando da busca por informação privilegiada.

De certa forma, os meios de comunicação conseguem exercer este poder sobre o público – têm acesso privilegiado a conhecimentos e recursos sociais valorizados, aos quais as “pessoas comuns” não conseguem aceder. A título de exemplo, os jornalistas do Público ou do Expresso conseguem ter acesso a uma declaração do Presidente da República acerca das medidas tomadas aquando da pandemia, enquanto uma pessoa comum não tem meios para contactar uma figura pública tão importante.

No entanto, este poder é apenas simbólico e persuasivo, nunca sendo completo, uma vez que a audiência tem um mínimo de autonomia. Para além disso, o poder exercido pelos media só é efetivo se os discursos aos quais os jornalistas têm acesso forem considerados pertinentes ou influentes para a sociedade.




Laura Pimenta - a71741

publicado por - fcar - às 13:57 | comentar | favorito