O impacto da televisão nos jovens

Desde que se começou a utilizar a publicidade e o marketing, juntamente, com a televisão, foram complementados e fortificados os padrões e bolhas sociais. Os jovens são os que mais sofrem com isto, uma vez que, ainda se encontram em constante processo de mudança/maturidade e, não sabem abordar o que lhes é apresentado de forma crítica, ou seja, separar aquilo que é importante daquilo que é considerado fútil.

Este meio de comunicação de massas influencia e determina os valores, os modos de agir, vestir, consumir e até do padrão de beleza vigente.

É na fase da adolescência que, os jovens procuram modelos no meio que os rodeia, deparando-se com uma realidade condicionada. Por exemplo, muitos programas impingem rótulos, estereótipos e determinados modelos de forma de vestir, andar, falar e comportar, como o programa “Keeping Up with the Kardashians” ou o “American Next Top Model”, entre muitos outros. Estes programas são visualizados por vários adolescentes. Ainda que sejam programas estrangeiros, os portugueses assistem-nos, pelo facto de quererem adquirir os costumes não originais, mas sim os costumes que estão na moda. Por outro lado, hodiernamente, os jovens mostram querer crescer mais rápido e, muitos dos programas são considerados «inapropriados» ou inadequados para as suas idades mas, ainda assim, estes acabam por os assistir, de forma a pertencerem à sociedade que engloba os jovens de idade mais velha.

Andreia Góis nº 68279
publicado por - fcar - às 00:59 | comentar | favorito