O EFEITO DA TECNOLOGIA NA INDÚSTRIA DA MÚSICA: POSITIVO OU NEGATIVO?
Hoje em dia, todos nós somos cercados pela tecnologia. O uso generalizado da tecnologia digital na indústria da música tem permitido reproduzir versões digitais de tudo. Os consumidores de música podem aceder a esta facilmente e de forma barata, com a ajuda de muitos software e website. Houve um aumento nas atividades de cópia digital e este facto acabou por ser responsável pela perda da receita dos produtores. O crescimento de transferência e intercâmbio de música começou por ser realizado e por se tornar responsável pela diminuição das vendas de música desde o final da década de 90. As tecnologias da informação e da comunicação (especialmente no caso da Internet),mudaram a lógica do consumo e do processo de produção de música. A indústria da música tem sido afetada desde 2000 por crises e as organizações que representam a indústria gostam de afirmar que os usuários da web que estão a trocar cópias privadas através de redes peer-to-peer são os culpados pela dita crise. Redes peer-to-peer são redes onde os usuários atuam como fornecedores e consumidores, tanto de conteúdos de música como de compartilhamento dos mais diversos arquivos. Desde que o Site Napster surgiu em 1999, as vendas de música nos Estados Unidos da América diminuíram em 53%. E devido a tudo isto, o governo americano está a lutar contra o compartilhamento de arquivos nesses sites e alguns deles foram apreendidos, tais como o LimeWire.
Um dos maiores desafios para a indústria da música foi lidar com a invenção do arquivo MP3. Criado entre 1996 e 1999, desde então, mais e mais a pirataria se destacou no mundo inteiro. O arquivo MP3 permitiu às pessoas salvar arquivos em computadores e compartilhar música com qualquer pessoa no mundo. Isso levou à criação de software de compartilhamento de música como o Pirate Bay. A Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) revelou os efeitos da tecnologia na indústria da música, mostrando no seu site a queda brusca no tamanho global da indústria da música nos últimos 10 anos, além de estimar que a pirataria fosse responsável por cerca de US $ 12,5 bilhões em perdas para apenas os Estados Unidos.
No entanto, os efeitos positivos da tecnologia estão a ultrapassar os negativos. Na verdade, a tecnologia digital criou novos meios de comunicação. O YouTube, por exemplo, oferece novas maneiras de consumir, criar e compartilhar música e que colocou no centro das atenções montes de artistas. Além disso, é o terceiro site mais visitado do mundo, atrás do Google e do Facebook e cerca de 100 horas de vídeo são carregadas no site a cada minuto. O YouTube está a pagar a artistas graças a milhares de anunciantes usando o TrueView in-stream.
Cristiana Afonso Nº54663
Um dos maiores desafios para a indústria da música foi lidar com a invenção do arquivo MP3. Criado entre 1996 e 1999, desde então, mais e mais a pirataria se destacou no mundo inteiro. O arquivo MP3 permitiu às pessoas salvar arquivos em computadores e compartilhar música com qualquer pessoa no mundo. Isso levou à criação de software de compartilhamento de música como o Pirate Bay. A Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) revelou os efeitos da tecnologia na indústria da música, mostrando no seu site a queda brusca no tamanho global da indústria da música nos últimos 10 anos, além de estimar que a pirataria fosse responsável por cerca de US $ 12,5 bilhões em perdas para apenas os Estados Unidos.
No entanto, os efeitos positivos da tecnologia estão a ultrapassar os negativos. Na verdade, a tecnologia digital criou novos meios de comunicação. O YouTube, por exemplo, oferece novas maneiras de consumir, criar e compartilhar música e que colocou no centro das atenções montes de artistas. Além disso, é o terceiro site mais visitado do mundo, atrás do Google e do Facebook e cerca de 100 horas de vídeo são carregadas no site a cada minuto. O YouTube está a pagar a artistas graças a milhares de anunciantes usando o TrueView in-stream.
Cristiana Afonso Nº54663