Netflix
A chegada do Netflix
O Netflix é o maior serviço de televisão por internet no mundo e vem trazer a Portugal uma opção de consumo não linear de conteúdos televisivos em qualquer ecrã e a qualquer hora.
C onsideramos que a sua chegada veio causar um forte impacto no mercado audiovisual português, na medida em que veio concorrer com todos os canais e plataformas de vídeo on-demand das principais operadoras.
Antes de mais, este novo serviço trouxe todo um conjunto de vantagens para o consumidor. Começando pelo acesso a uma vasta oferta de séries de televisão, filmes, documentários e programação infantil a partir dos mais variados dispositivos e a qualquer hora. Depois, um fator que torna esta plataforma exclusiva e diferente dos outros é a inclusão de conteúdos originais do Netflix . Outra grande vantagem é o facto desta plataforma disponibilizar todos os episódios de uma dada temporada que acabou de estrear . E, p ara além de tudo isto, o Netflix oferece ainda o primeiro mês gratuito, o que permite ao consumidor conhecer este novo serviço, e ainda com o benefício de não requerer fidelização.
As operadoras portuguesas têm vindo já há vários anos a investir no consumo não linear de TV, disponibilizando os seus próprios videoclubes e dando acesso a gravações automáticas . Por isso, e stas afirmam que não estão receosas com esta chegada do Netflix , encarando-a como algo natural . Esta postura de indiferença e confiança leva-nos a presumir que se deve ao facto dessas operadoras terem a decorrer contratos de fidelização com os seus clientes. No entanto, nós consideramos que o Netflix poderá de facto af etar as operadoras portuguesas, na medida em que esses clientes podem ad quirir, na mesma, os serviços desta plataforma, apesar dos contratos que já assinaram. Mas, para além disto, ao contrário do que estas operadoras oferecem, o Netflix permite aos utilizadores visualizarem os conteúdos que mais gostam a qualquer hora e através de qualquer dispositivo, e essa liberdade é algo que os consumidores valorizam bastante.
Embora as operadoras sejam afetadas desta forma pelo Netflix , a Vodafone Portugal é uma das operadoras que está, pelo contrário, a lucrar com este movimento, já que se associou a esta empresa.
Contudo, no que diz respeito ao lado do consumidor, podemos também encontrar algumas desvantagens neste tipo de serviço. Entre elas, a impossibilidade de aceder aos serviços do Netflix sem estar conectado à Internet . A pesar da oferta alargada de dispositivos que permitem a visualização de conteúdos , temos de optar pelo pacote mais caro para usufruir de todos eles. E por fim, estamos condicionados ao tempo que o Netflix estabelece para disponibilizar os conteúdos, por exemplo os filmes acabados de estrear no cinema.
Assim sendo, concluímos que a entrada do Netflix no mercado português provocar á mais efeitos no mercado de televisão do que no mercado de cinema e, noutra vertente, o surgimento deste tipo de serviços e plataformas proporcionam aos consumidores maior oferta logo mais oportunidades de escolha.
Beatriz Teixeira, 52791
Inês Figueiras, 50822
Marta Santos, 51766
Neusa Jesus, 51591
O Netflix é o maior serviço de televisão por internet no mundo e vem trazer a Portugal uma opção de consumo não linear de conteúdos televisivos em qualquer ecrã e a qualquer hora.
C onsideramos que a sua chegada veio causar um forte impacto no mercado audiovisual português, na medida em que veio concorrer com todos os canais e plataformas de vídeo on-demand das principais operadoras.
Antes de mais, este novo serviço trouxe todo um conjunto de vantagens para o consumidor. Começando pelo acesso a uma vasta oferta de séries de televisão, filmes, documentários e programação infantil a partir dos mais variados dispositivos e a qualquer hora. Depois, um fator que torna esta plataforma exclusiva e diferente dos outros é a inclusão de conteúdos originais do Netflix . Outra grande vantagem é o facto desta plataforma disponibilizar todos os episódios de uma dada temporada que acabou de estrear . E, p ara além de tudo isto, o Netflix oferece ainda o primeiro mês gratuito, o que permite ao consumidor conhecer este novo serviço, e ainda com o benefício de não requerer fidelização.
As operadoras portuguesas têm vindo já há vários anos a investir no consumo não linear de TV, disponibilizando os seus próprios videoclubes e dando acesso a gravações automáticas . Por isso, e stas afirmam que não estão receosas com esta chegada do Netflix , encarando-a como algo natural . Esta postura de indiferença e confiança leva-nos a presumir que se deve ao facto dessas operadoras terem a decorrer contratos de fidelização com os seus clientes. No entanto, nós consideramos que o Netflix poderá de facto af etar as operadoras portuguesas, na medida em que esses clientes podem ad quirir, na mesma, os serviços desta plataforma, apesar dos contratos que já assinaram. Mas, para além disto, ao contrário do que estas operadoras oferecem, o Netflix permite aos utilizadores visualizarem os conteúdos que mais gostam a qualquer hora e através de qualquer dispositivo, e essa liberdade é algo que os consumidores valorizam bastante.
Embora as operadoras sejam afetadas desta forma pelo Netflix , a Vodafone Portugal é uma das operadoras que está, pelo contrário, a lucrar com este movimento, já que se associou a esta empresa.
Contudo, no que diz respeito ao lado do consumidor, podemos também encontrar algumas desvantagens neste tipo de serviço. Entre elas, a impossibilidade de aceder aos serviços do Netflix sem estar conectado à Internet . A pesar da oferta alargada de dispositivos que permitem a visualização de conteúdos , temos de optar pelo pacote mais caro para usufruir de todos eles. E por fim, estamos condicionados ao tempo que o Netflix estabelece para disponibilizar os conteúdos, por exemplo os filmes acabados de estrear no cinema.
Assim sendo, concluímos que a entrada do Netflix no mercado português provocar á mais efeitos no mercado de televisão do que no mercado de cinema e, noutra vertente, o surgimento deste tipo de serviços e plataformas proporcionam aos consumidores maior oferta logo mais oportunidades de escolha.
Beatriz Teixeira, 52791
Inês Figueiras, 50822
Marta Santos, 51766
Neusa Jesus, 51591