Leitura

A aprendizagem, os momentos de reflexão e o desenvolvimento das capacidades de trabalho vêm através da leitura. Aprender requer que durante a leitura se compreenda o texto, extraiam-se informações e ideias mais importantes. Para isto, distinguem-se três fases da leitura: a pré-leitura, a leitura crítica ou analítica e a pós-leitura.

            Na pré-leitura percorre-se o texto de forma a captar os elementos mais importantes e determinar a estrutura geral, bem como fazer uma ideia global mental do conteúdo do texto. Esta operação também pode ser feita através da leitura rápida, de modo a identificar alguns elementos em pouco tempo de análise de um texto. Nesta fase é aconselha-se ver e ler a capa, bem como a contracapa, o prefácio, o índice geral, o índice analítico, o primeiro e o último capítulo, a bibliografia e as notas do autor. Um dos objectivos desta primeira fase é despertar a atenção do leitor através da criação de expectativas do texto e do seu conteúdo. Faz-se ainda a preparação de perguntas acerca do conteúdo do texto, onde a leitura fornecerá as respostas. 

            A leitura rápida presente nesta primeira fase é um estímulo de leitura orientada para a pesquisa de informação e evita a submissão mecânica à sequência linear das palavras. Em contrapartida, torna-se um hábito e, por isso, não cede lugar à leitura analítica e sistemática.

            A segunda fase da leitura é a leitura crítica ou leitura analítica, nesta fase da leitura é possível distinguir factos de opiniões, individualizar os objectivos dos texto lido e determinar as informações de maior valor. Durante a leitura crítica ou analítica são apontados alguns aspectos importantes para desenvolver a capacidade de leitura crítica, como a identificação dos objectivos de autor, avaliação de fidedignidade da fonte do texto e a distinção entre factos e opiniões.

            A última fase da leitura é a pós-leitura, aqui é possível controlar e reorganizar os apontamentos. Pode-se ainda fazer mapas, esquemas, representações gráficas, fichas de síntese e fazer perguntas que respondam a problemáticas encontradas, de forma a memorizar e compreender o texto lido. 


a64957


publicado por - fcar - às 20:33 | comentar | favorito