Iremos sentir a tua falta, Vine!
A algumas semanas atrás, o Twitter surpreendeu a comunidade online ao reduzir em 9% os seus funcionários. A empresa parece estar a passar por uma situação mais complicado do que aparenta e, na passada quinta-feira, dia 27 de outubro, esta anunciou que iria encerrar o Vine plataforma de partilha de vídeo de seis segundos que são repetidos em loop, lançada oficialmente em 2013.
Ao saber desta notícia, o pensamento imediato que nos vem à mente é: o que irá acontecer aos jovens que formaram o seu nome através dos seus vines Vine celebrities? Alguém os terá avisado do encerramento desta plataforma, ou souberam da mesma forma que qualquer outra pessoa, pelas notícias?
Segundo a BBC News, em comunicado oficial, os criadores declaram que irão manter o website online e funcional por algum tempo e os utilizadores serão notificados antes de qualquer mudança ser feita na aplicação ou no site.
No entanto, algumas Vine celebrities parecem já ter trocado o Vine por plataformas em que os vídeos possam ter mais tempo e recolher benefícios com as visualizações dos mesmos, como: o Youtube.
O encerramento desta plataforma poderá estar relacionada com o financiamento, pois, comparando com o Youtube, para além das receitas provenientes da publicidade, este paga aos seus utilizadores, caso consigam alcançar um determinado número de visualizações. Como é que o Vine conseguiria este tipo de financiamento? Pondo publicidade ao fim de cada dez repetições? Outro motivo estará relacionado com o aparecimento de novas aplicações como o Snapchat e atualizações em aplicações já existentes, como: no Instagram, em que agora, também se conseguem fazer vídeos de curta duração. Mantendo a ideia base e não inovando, esta rede social não conseguiu competir com tais atualizações, tendo por isso o Twitter, que atravessa dificuldades, decidido fechá-la.
Com um mercado tão saturado, não procedendo a melhoramentos, de forma a conseguir competir com outras plataformas, e a não adequação às constantes transformações nos gostos dos consumidores, este website irá desaparecer. Percebemos assim, o quão efémero algo pode ser, pois com apenas três anos, após ter atingido o seu auge e ter estado na «moda», nos últimos tempos tem vindo a decair e, provavelmente, gerações futuras não irão saber o que é um Vine.
Ironia ou não, um dos fundadores do Vine, Rus Yusupov, expressou o seu descontentamento relativamente a esta decisão escrevendo no Twitter: "Don't sell your company! (Não venda a sua empresa!).
http://www.bbc.com/news/technology-37788052
Ana Branco, 54778
Ao saber desta notícia, o pensamento imediato que nos vem à mente é: o que irá acontecer aos jovens que formaram o seu nome através dos seus vines Vine celebrities? Alguém os terá avisado do encerramento desta plataforma, ou souberam da mesma forma que qualquer outra pessoa, pelas notícias?
Segundo a BBC News, em comunicado oficial, os criadores declaram que irão manter o website online e funcional por algum tempo e os utilizadores serão notificados antes de qualquer mudança ser feita na aplicação ou no site.
No entanto, algumas Vine celebrities parecem já ter trocado o Vine por plataformas em que os vídeos possam ter mais tempo e recolher benefícios com as visualizações dos mesmos, como: o Youtube.
O encerramento desta plataforma poderá estar relacionada com o financiamento, pois, comparando com o Youtube, para além das receitas provenientes da publicidade, este paga aos seus utilizadores, caso consigam alcançar um determinado número de visualizações. Como é que o Vine conseguiria este tipo de financiamento? Pondo publicidade ao fim de cada dez repetições? Outro motivo estará relacionado com o aparecimento de novas aplicações como o Snapchat e atualizações em aplicações já existentes, como: no Instagram, em que agora, também se conseguem fazer vídeos de curta duração. Mantendo a ideia base e não inovando, esta rede social não conseguiu competir com tais atualizações, tendo por isso o Twitter, que atravessa dificuldades, decidido fechá-la.
Com um mercado tão saturado, não procedendo a melhoramentos, de forma a conseguir competir com outras plataformas, e a não adequação às constantes transformações nos gostos dos consumidores, este website irá desaparecer. Percebemos assim, o quão efémero algo pode ser, pois com apenas três anos, após ter atingido o seu auge e ter estado na «moda», nos últimos tempos tem vindo a decair e, provavelmente, gerações futuras não irão saber o que é um Vine.
Ironia ou não, um dos fundadores do Vine, Rus Yusupov, expressou o seu descontentamento relativamente a esta decisão escrevendo no Twitter: "Don't sell your company! (Não venda a sua empresa!).
http://www.bbc.com/news/technology-37788052
Ana Branco, 54778