Fotografia

               As fotografias, apesar de serem de um material tão frágil como o papel, são intemporais, podendo permanecer intactas durante séculos, alimentando a curiosidade de saber mais e conhecer os tempos antigos. Porém, serão estas fotos detentoras desse conhecimento? Santaella defende que “Toda máquina começa pela imitação de uma capacidade humana que ela se torna, então, capaz de amplificar”. Esta afirmação relaciona-se com a máquina fotográfica, um clique que capta uma imagem, não podendo esta ser considerada a realidade mas a imitação da realidade.

               Esta capacidade da imitação da realidade que a fotografia proporciona, ajudou em grande forma o turismo. No mundo actual, mais do que nunca, as pessoas viajam por lazer por um breve espaço de tempo. Ora, quando o fazem gostam de o planear, e para o fazer servem-se do apoio das fotografias, que são tiradas de forma bonita, com um bom enquadramento e um jogo de cores apelativo para aliciar os turistas. Neste caso, a fotografia assume o papel de uma estratégia de Comunicação e de Marketing, que leva ao desejo do consumo destas viagens e de conhecer estes sítios retratados. E para os que não têm a possibilidade de conhecer estes sítios com fotografias incríveis, fica a falsa ilusão do conhecimento do local.

               Com o avanço da tecnologia e o aparecimento da internet e das redes sociais a fotografia passou também a ser utilizada como uma forma de exibicionismo, e passou a ser comum os constantes cliques, seja com uma máquina fotográfica, seja com o telemóvel. O turismo passou a ser utilizado não só como uma forma de prazer e de enriquecimento pessoal, como também uma forma de acumular fotos e de ostentação nas redes sociais.´

 

a64957

publicado por - fcar - às 08:53 | comentar | favorito