Evolução e transformação dos media

Evolução e transformação dos media

A inovação e transformação dos media apontam características positivas e, consequentemente, negativas. A comunicação feita através do veículo televisão pode por vezes ser manipulador “não há informação, sem manipulação”(Barata-Feyo, 1996), isto é, no sentido que orienta e forma as nossas ideologias. O que tem de bom pode tornar-se um prejuízo aquando invadido. 

Barata-Feyo afirma que a televisão se converteu numa “máquina de dominar” afastando-se do seu propósito, a informação. Tal acontece, pois, os conteúdos que são expostos assumem um carácter persuasivo excessivo, e pressionam a população a um padrão. No entanto, existem diversos meios de comunicação que agem de forma semelhante, pretendendo aproximar os cidadãos aos seus ideais. Portanto, a televisão não deve ser apontada como a única que pratica este mecanismo. Todavia, é necessário reunir meios idênticos e reestruturar as suas táticas a fim de atribuir aos ouvintes e leitores a sua autonomia. 

Segundo o texto “A televisão e os meios de comunicação social como armas do poder”, a informação caracteriza-se por conteúdos comandados pelas grandes potências no Mundo. As mesmas ficam encarregues de selecionar as noções que consideram favoráveis para as suas convicções e deste modo, promovê-las. Na verdade, o valor da informação significa muito mais. A informação deve garantir o conhecimento aos cidadãos não só de um povo, não só de uma ideologia, mas do mundo em geral. Ter um pensamento amplo é enriquecedor no desenvolvimento humano e na fomentação da capacidade crítica de cada um. A informação é também educação. 

 

Beatriz Bernardo, a71863

publicado por - fcar - às 20:20 | comentar | favorito