E-Commerce e Redes Sociais: O Futuro Hoje

A presente pandemia que vivemos mostrou à sociedade moderna várias coisas, sendo que uma delas é a sorte que temos de vivermos num mundo altamente tecnológico que nos facilita muito a vida. Um dos setores económicos “modernos” que ganhou muitas força com o facto de estarmos presos em casa e, mesmo quando deixámos de estar, querer evitar os aglomerados e confusões dos grandes centros comerciais, é o comércio que se faz online, o e-commerce, que ganhou muita força, nomeadamente nas redes sociais.

Com as redes sociais, no que toca à arte de comunicar, o público é agora pintor e as redes sociais são a sua tela, nas quais partilham os seus interesses, defendem as suas causas, mostram quem são, estabelecem ligações. Cada vez mais, assistimos a um crescente protagonismo das redes sociais na sociedade moderna, sendo estas ferramenta de trabalho, informação, inclusão e afirmação pessoal. Estas características, associadas à forte globalização a que se tem assistido desde o início do século, justificam a abertura de uma nova forma de comércio: o e-commerce

Esta nova dinâmica de interação entre sujeitos constitui uma ferramenta que oferece às empresas oportunidades para se relacionarem e integrarem os seus consumidores, construindo uma relação mais próxima com estes, já que, hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não esteja inscrito em pelo menos uma rede social. O comércio online permite que se realizem transações entre consumidores e comerciantes sem as barreiras do tempo, da distância e do esforço monetário de manter uma loja física, tornando as redes sociais no epicentro deste tipo de ações comerciais.

Outros fatores que contribuem para o sucesso do e-commerce e das lojas online são a consolidação da Internet nas camadas sociais com pouco poder de compra, criando condições propícias ao consumo, o facto de estarem disponíveis ao público 24 horas, a possibilidade de realizar ações de promoção online sem precisar de material impresso, acompanhar o progresso de vendas através das ferramentas disponíveis nas plataformas digitais – nomeadamente nas redes sociais – sendo possível analisar o tráfego no website, taxas de rejeições, taxas de recompra, volume de transações e outras funcionalidades, angariar novos clientes que uma mera loja física não consegue alcançar, conhecer melhor o seu público-alvo através da análise do comportamento dos utilizadores desse site (o que procuram, horários com mais tráfego, etc.) permitindo uma personalização de conteúdo ao consumidor, entre outras vantagens.

O e-commerce permite juntar o útil ao agradável: conhecer o público, através das redes sociais, para poder ir de encontro ao desejado; permite ao consumidor percorrer uma quantidade infinita de lojas de forma rápida, eficaz e sem nunca sair do conforto da sua casa.

O futuro do comércio está entre nós, a acontecer agora, nos nossos computadores, tablets e telemóveis, à distância de um clique.


Mariana Rocha (a64951)

publicado por - fcar - às 11:19 | comentar | favorito