Ditadura da imagem Feminina


Recentemente um dos temas alvo de contestação nas redes sociais foi a campanha publicitária da mundialmente conhecida marca de lingerieVictoria Secret. Para promover o seu mais recente soutien, como habitualmente acontece, surgem as suas reconhecidas modelos em lingerie, inclusivamente a portuguesa Sara Sampaio, mas desta vez com uma particularidade, o slogan ‘’ The Perfect Body’’ sobreposto à imagem da campanha, sendo este título um trocadilho com o nome da nova linha de lingerie da marca. No entanto esta campanha foi automaticamente interpretada como o enaltecer do estereótipo de corpo perfeito na mulher, isto é, a mulher alta e extremamente magra. Nas redes sociais, as reações de oposição a esta campanha foram imediatas, as críticas à ditadura da imagem propagaram-se instantaneamente, tendo sido criada de imediato uma petição contra a marca Norte-Americana, exigindo um pedido de desculpa pelo anúncio e uma reformulação da campanha, que chegou às 16 mil assinaturas em tempo recorde.

Outras marcas bastante conhecidas também fizeram questão de demonstrar a sua indignação face à campanha, como foi o caso da Dove que publicou na sua página no Twitter uma entrada com o título ‘’ Real beauty’’, que se fez acompanhar de uma fotografia alusiva à sua campanha lançada em 2004, que mostra a mulher real, tal e qual como ‘’somos’’ com formas e corpos diversificados.

Este assunto já é recorrente, pois recentemente também a actriz Jéssica Athayde, foi alvo de bastantes críticas em relação ao seu eventual aumento de peso, após desfilar em bikini na Moda Lisboa.

Vamos crer que um dia as mentalidades mudem, que se aprenda a ver beleza no real e que seja desacorrentada deste estereótipo.

Ana Catarina Jesus – A49838



publicado por - fcar - às 16:54 | comentar | favorito