Controlo de grupos em poder sob o discurso público
A informação é a “moeda” do século XXI. É a informação que move as sociedades e nações, mas nem toda a gente têm um acesso transparente e constante a esse fluxo de informação, pois é detida pelos “grupos poderosos”, ou seja, conglomerações e empresas privadas, cujo seu trabalho é a divulgação de informação de forma (supostamente) transparente e imparcial, mas isso nem sempre acontece. Na minha perspetiva podemos fazer referência à CMTV (Correio da Manhã), que muitas vezes, no âmbito de adquirir mais atenção ao seu jornal e canal de televisão, acabam por distorcer as suas notícias, seja no título ou na notícia em si. Este fenómeno é denominado de “clickbait” e tem sido uma estratégia muito frequente nos últimos anos. Apesar de ser uma tática enganosa, devido ao poder e presença que muitos jornais e empresas (os grupos poderosos) detêm, raramente os mesmos sofrem consequências dos seus atos. Este é apenas um dos exemplos de como entidades acabam por ser intocáveis face à sua manipulação do discurso público, que é constantemente alterado e controlado.
Daniel Fernandes 71796