As noticias falsas, Jimmy, facebook e os cliques
Conhecem o Jimmy Rustling? Será ele um conceituado jornalista, com uma escrita espantosa? Ou será ele um “Zé ninguém”? Apesar de ser já tardia a abordagem deste tema vamos então aborda-lo agora. Baseado num artigo da visão de 5 de janeiro deste ano,Rui Antunes escrever sobre este individuo, se podermos chamar-lhe assim, e as suas “noticias” pois ele trata-se de uma personagem não é real, criada na internet com o propósito de originar cliques que são sinónimo de dinheiro. O complicado das noticias falsas online é que muitas vezes estas relatam alguns factos verdadeiros, depois seguidos de mentira, e muitas das pessoas acabam por se deixar levar por estas situações, sendo enganadas de propósito por outros que andam atrás dos cliques. Como devem saber várias empresas que gerem publicidade na internet fazem o seu lucro através dos cliques que osnavegadores fazem e o Jimmy vem nesta medida fazer com que a população que navega na internet clique nestas noticias. Os seus textos tiveram uma grande propagação por parte dos media. Alguns sites que se fazem passar por CNN, NBC e ABC, replicas de nome e com idênticos urlscomeçaram a difundir as noticias deste embuste mediático, muitas das noticias falsas deste nosso escritor contemporâneo geraram o maior numero de interações no facebook. Segundo este artigo da Visão “a ideia de que Barack Obama havia proibido o Juramento de Lealdade à bandeira dos EUA nas escolas acumulou mais de dois milhões de reações”, entre outros artigos referentes a Donald Trump, como por exemplo sobre a “manipulação de ações de protesto nos comícios de Trump e a repetição das eleições presidenciais, também constam do top-50 das "fake news" ou notícias falsas com maior impacto ao longo do último ano, segundo um ranking do BuzzFeedNews baseado na análise de tráfego no Facebook de 96 sites associados ao fenómeno”, algo que se torna preocupante no geral para leitores e outros especialistas em geral no mundo. O facebook é então a plataforma utilizada para a cassa de cliques onde se encontram mais de 1,7 mil milhões de pessoas, “é decisivo para garantir receitas”. Quanto mais utilizadores forem atraídos para determinado site, através dos cliques nas publicações do Facebook, mais o valor comercial aumenta desse site em questão depois para os anunciantes. Sendo assim a maior probabilidade de aumentar o tráfego nos conteúdos publicitários em beneficio destes sites. A realidade é que muitas vezes com a mediatização da informação a população acaba por não clicar nas noticias quando fazem scroll pelo facebook, no entanto como sabemos também e infelizmente, quanto mais chocante e sensacionalista for o titulo da noticia, mais o navegador fica tentado a clicar, e é este tipo, o tipo de noticias do Sr. Rustling.
http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-01-21-Viagem-ao-mundo-do-crescente-e-perigoso-fenomeno-das-noticiasfalsas
a54648 Sara Batista
http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-01-21-Viagem-ao-mundo-do-crescente-e-perigoso-fenomeno-das-noticiasfalsas
a54648 Sara Batista