Aprendizagem em risco devido à tecnologia

A infância é uma das fases mais importantes do ciclo da nossa vida. É nesta fase que desenvolvemos a nossa personalidade e que praticamente determina a pessoa que seremos no futuro. Os brinquedos por sua vez, para além de essenciais nesta fase são alicerces para o desenvolvimento da nossa personalidade, criatividade e aprendizagem. O facto de cada vez mais os brinquedos serem de características eléctricas ou robóticas, tem precursões no desenvolvimento. Embora a tecnologia apresente novas forma de aprendizagem nunca antes conseguidas, faz com que o seu uso torne as crianças mais individualistas, sedentárias, dependentes de aparelhos electrónicos, anti-sociais e que não consigam no futuro dar valores a pequenas coisas da natureza e da vida, isto porque optam por jogos electrónicos do que pelos chamados “jogos tradicionais” em grupo. Aliás, saiu no jornal de notícias um alerta para o perigo de brinquedos que têm ligação à internet, pois ao conectarem-se estão a expor informações extremamente pessoais que facilmente conseguem ser acedidas, pondo em perigo a família e em particularmente a criança. Toda a dependência pela tecnologia no momento não parece preocupante mas traz posteriormente sequelas a nível social, escolar, profissional e efectivo. A resolução dada, frequentemente a esta problemática é que haja um maior controlo por parte dos pais, com o estabelecimento de regras e limites, mas será isso suficiente? A final até que ponto deixamos a tecnologia interferir na forma como somos? Beatriz Dias – 57858 – 2ºano Ciências da comunicação
publicado por - fcar - às 21:25 | comentar | favorito