Aprendizagem com tablets


Entre 2014 e 2016, na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, foi realizado um estudo conduzido por dois investigadores intitulado de Tablets no Ensino e na Aprendizagem.
O estudo englobou duas turmas do 7º e 10º ano, onde o objetivo para além de ser uma breve tentativa de introduzir os tablets nas salas de aula, isto é, perceber o que acontece se esta prática fizer parte do dia-a-dia dos alunos e professores, também tentou demonstrar que os alunos têm maior motivação e uma atitude mais positiva perante a escola e a aprendizagem com o recurso a este tipo de tecnologias.
Para isso, forneceram um tablet a cada um dos professores e alunos. Durante dois anos foram acompanhados e filmados ao longo deste processo, onde o critério de utilização era absolutamente nenhum, ou seja, tanto os alunos como os professores podiam fazer uso dos tablets como quisessem.
Para concluir, de um modo geral os resultados do estudo foram positivos pois a maioria dos alunos obtiveram melhores resultados.
Porém, ainda existe alguma resistência por parte dos professores do Ensino Secundário, devido á época de exames pois argumentam que necessitam de uma metodologia de ensino mais ativa e esta “roubava-lhes” tempo. E por parte do Encarregados de Educação, alguns não autorizaram que os filhos participassem neste estudo porque não gostaram muito da ideia de os seus filhos passarem quase 24h agarrados aos tablets, ainda que a finalidade fosse estudar.
Assim coloco a seguinte questão: Será que estão certos quanto ao modo de ensino mais produtivo para os alunos?

Laura Guerreiro

publicado por - fcar - às 17:11 | comentar | favorito