A Beleza e Terror de Little Nightmares
Little Nightmares é um jogo desenvolvido por Tarsier Studios e foi lançado em 28 de abril de 2017. Este jogo conta a história de Six, uma rapariga de nove anos que após acordar de um pesadelo, resigna-se a fugir dos confins de um navio que aprisiona crianças para fins e destinos no mínimo macabros.
Este é um jogo verdadeiramente impressionante pela maneira como os seus criadores decidiram abordar e contar a história através de principalmente de meios visuais e gestos. Em relação a isso refiro-me ao facto de que neste jogo a história não é contada de um modo considerado tradicional. Em grande parte dos filmes, séries e jogos que consumimos, normalmente a narrativa em questão é sobretudo transmitida ao espetador através de diálogo ou narração, onde é facilmente percetível o que é suposto captarmos e entendermos. Mas em Little Nightmares a narrativa não é imediatamente compreensível por parte de quem a acompanha, e isso na minha opinião serviu para elevar o fantástico e incrivelmente interessante mundo concebido em Little Nightmares.
Muito do que se passa ao longo da narrativa é deixado à interpretação pessoal de cada pessoa que experiencia este jogo, pois existe um foco tremendo na nuance e na transmissão de uma história e mensagem ambígua que leva a um sentimento de incerteza acerca do que realmente se passou ao longo da narrativa. Isto na minha opinião elevou a qualidade do mundo apresentado, pois, o elemento de terror a qual este jogo exibe atinge um patamar superior devido ao facto de que o terror com elementos de nuance é mais impactante do que aquele que realmente compreendemos. Isto acontece, porque quando somos capazes de compreender a lógica por detrás de algo, somos neste caso capazes de racionalizar a situação em causa, e deste modo diminuir o medo e terror que sentimos por algo.
Aliado a isto, existe um incrível trabalho feito no departamento da arte e cinematografia ao longo do todo o jogo. Vários são os momentos onde o jogo quase que nos obriga a vislumbrar as fantásticas paisagens e arquitetura desenvolvidas pelos seus artistas. A beleza gráfica apresentada eleva a capacidade de nos sentirmos parte do mundo que estamos a experienciar e deste modo o jogador sente-se mais envolvido com o ambiente que o rodeia. O uso da câmara também é excecional, havendo momentos onde existe um certo foco no espaço que rodeia a personagem para que o espetador seja capaz de observar a qualidade visual presente num dado momento.
Concluindo, Little Nightmares é um excelente exemplo de como uma diferente abordagem em como escrevemos uma narrativa e de como usamos o meio visual pode beneficiar imensamente a experiência do espetador, e tornar mais único e impactante os elementos de terror a que pretendemos demonstrar.
Roberto Pereira (a69117)