A adaptação da Rádio à era digital

Face ao surgimento da internet, é notável o caracter resiliente e adaptativo da rádio, em função da captação de audiências e satisfação dos interesses da maioria dos ouvintes. Atualmente, ouve-se rádio não só através do dispositivo “rádio” enquanto se deslocam para o trabalho ou para a escola, mas também através de plataformas online. 

Com o aumento do uso de Ipos, podcastings portáteis, sinais de satélite digital, HD radio, streaming de conteúdos da internet, revelam-se sinais de que as novas tecnologias começam a ter impacto na rádio tradicional, principalmente no comportamento da audiência e também na economia, havendo uma metamorfose no que diz respeito às estratégias da indústria.

A meu ver, a internet não é, necessariamente, um elemento prejudicial à rádio, muito pelo contrário, apresenta-se como um meio bem aproveitado pela rádio como sua extensão. Em função disto, começam a emergir páginas web, que partilham informação de carácter institucional e organizacional, ao mesmo tempo que agrega informações práticas sobre a programação, artistas e músicas. Torna-se possível a participação em passatempos ou aceder aos endereços de correio eletrónico dos locutores, constituindo-se como importantes elementos da rádio como vínculo entre o ouvinte e a estacão. 

Na verdade, a rádio, bem como as restantes empresas de comunicação têm, atualmente, um maior espaço de manobra no que diz respeito à partilha dos seus conteúdos, não contanto, somente, com os ouvintes da rádio tradicional, mas também com os cibernautas. 

A título de exemplo, uma das principais rádios portuguesas, a RFM, está presente no Facebook desde 2008/2009, sendo uma das redes sociais em que está mais ativa, assim como no Instagram e Youtube (vídeos). 

Hoje a rádio é quase uma “híper rádio”, no sentido em que já́ não é só FM com locutores, música a passar e notícias. Atualmente fazem-se pequenos concertos e filma-se alguns tipos de programas, nomeadamente de entretenimento, já́́ com o intuito de publicar esses vídeos nas redes sociais. 


a68258

publicado por - fcar - às 13:29 | comentar | favorito