Jornalismo: em manutenção

Seja qual for a área por onde se avalie o impacto que o ano que agora se
encontra prestes a terminar tem tido sobre Portugal, não é fácil encontrar
indícios que nos façam olhar o ano 2013 com otimismo.
Como tantos outros setores, o da comunicação social não é uma exceção, rosto
disso mesmo foi o recente despedimento de 36 jornalistas do Jornal Público.
Acontece que este não é o único indício de que os Media já foram ³apanhados²
pela crise económica que se vive no país, pois, o Orçamento de Estado para o
ano que se avizinha prevê um corte de 30% na despesa da agência noticiosa
Lusa. Esta praga também contagiou o grupo Impresa, que se viu já obrigado a
despedir alguns dos seus jornalistas e a pôr fim a certas publicações.
Perante isto dou por mim a pensar: será que esta crise dos Media afetará a
qualidade jornalística de que tantos jornais como o Público tanto se
orgulhavam até aqui?
Outra questão inquietante é: Que perspetivas existem para nós, estudantes de
comunicação, que queremos seguir jornalismo?
O que nos dão como resposta é que o mercado está saturado e que a corrida
para entrar em cursos de jornalismo chega a ultrapassar dez vezes a oferta.
A sério?
É triste saber que em Portugal estas são as respostas que nos dão enquanto
noutros países da europa é o ³quem dá mais² para recrutar pessoal.
Nesta matéria do jornalismo temos ainda uma última porta por abrir: a do
jornalismo digital. Será que o futuro do jornalismo irá passar por aí? Ou
que o jornalismo grátis na internet irá ser um erro que levará a mais
despedimentos? Será que não estamos a renunciar à informação como valor?
Veja-se o caso do The New York Times, com um milhão de leitores na edição
impressa e 22 milhões na edição digital. Até aqui nada de novo, já que
vivemos na era das novas tecnologias, porém, a receita que o jornal retém
com a publicidade na edição impressa é mais do triplo da que o jornal ganha
com a edição digital.
Qual será então o futuro do jornalismo?

Filipa Camacho (44539)
publicado por - fcar - às 18:12 | comentar | favorito