7 Maravilhas ­ Praias de Portugal®

 

Do mesmo produtor de Novas 7 Maravilhas do Mundo®, do realizador de 7 Maravilhas de Portugal®, 7 Maravilhas da Gastronomia® e 7 Maravilhas Naturais de Portugal®, eis que nos chegam as 7 Maravilhas ­ Praias de Portugal®. Mesmo a tempo da silly season. A máquina de produção e divulgação é composta pela gigante Super Bock, pelos Hotéis Vila Galé (que possuem duas unidades hoteleiras na cidade), pela PricewaterhouseCoopers & Associados Lda (o auditor da votação) e RTP, que no dia 12 de Agosto fará uma transmissão de cinco horas, em directo, a partir da ilha de Tavira, onde apelará ao voto através de chamada telefónica (custo de 0.60 cêntimos mais iva à taxa em vigor) ­, isto só para nomear algumas das empresas que lucram com esta campanha, já que em www.7maravilhas.pt podem descobrir muitas mais e até fazer um jogo de correspondências, encontrando relações de interesse económico entre todas elas. São estas iniciativas de promoção massificada que ameaçam os frágeis equilíbrios de sustentabilidade ambiental em locais como a ilha de Tavira e outros a concurso: locais com acessos condicionados, onde a praia está à distância de uma travessia de barco ­ como é caso. A afluência em massa provoca o congestionamento, que se traduz, por exemplo, em filas intermináveis, exposição das insuficientes instalações sanitárias e problemas na recolha de lixo. A ³ilha do paraíso², que nos é vendida neste género de concursos, está sempre a uma curtíssima distância de deixar de o ser. Preservar locais como este é mantê-los fora dos roadshows, das maratonas televisivas e das grandes campanhas de marketing, cujo último efeito será trazer turismo de qualidade para a região. O franchising 7 Maravilhas® precisa mais da Ilha de Tavira do que a Ilha de Tavira precisa de ser uma das 7 Maravilhas ­ Praias de Portugal®.

Nuno Brito
publicado por - fcar - às 21:16 | comentar | favorito