Alterações na educação
O Ministério da Educação apresenta hoje uma proposta de alteração da
carga horária para o 3º ciclo de escolaridade. As disciplinas em causa
são história e geografia que passaram a ter uma carga horária superior
à atual (dos quatro e cinco tempos letivos semanais para o 7º e 9º
anos respectivamente, para cinco e seis tempos semanais). Serão ainda
propostas alterações que visam reforçar a língua portuguesa e a
matemática, a partir do próximo mês de junho. Segundo Nuno Crato,
acabar com as disciplinas de história e geografia está fora de
questão, no entanto, o ministro da educação quer modificar as atuais
disciplinas de TIC (tecnologias da informação e comunicação) e E.V.T.
(educação visual e tecnológica). Crato entende que os alunos de 9º ano
já têm conhecimentos suficientes de informática.
Na minha opinião, alterar ou mesmo acabar com disciplinas como TIC e
E.V.T. não será uma boa estratégia. O que deveria ser feito é um
esforço em melhorar a qualidade e o conteúdo programático das aulas.
Os alunos que pretendem seguir cursos relacionados com artes no
secundário, devem ter bases sólidas que apenas adquirem com educação
visual e tecnológica. Com a informática passa-se o mesmo. Os alunos
aprendem o básico sozinhos, mas existem imensos conteúdos que só irão
descobrir se alguém os incentivar para tal. Existe um mundo
informático bastante vasto e complexo. TIC deveria ser um abrir de
portas para cada aluno o poder explorar.
Patrícia Sequeira, n.º 42540
carga horária para o 3º ciclo de escolaridade. As disciplinas em causa
são história e geografia que passaram a ter uma carga horária superior
à atual (dos quatro e cinco tempos letivos semanais para o 7º e 9º
anos respectivamente, para cinco e seis tempos semanais). Serão ainda
propostas alterações que visam reforçar a língua portuguesa e a
matemática, a partir do próximo mês de junho. Segundo Nuno Crato,
acabar com as disciplinas de história e geografia está fora de
questão, no entanto, o ministro da educação quer modificar as atuais
disciplinas de TIC (tecnologias da informação e comunicação) e E.V.T.
(educação visual e tecnológica). Crato entende que os alunos de 9º ano
já têm conhecimentos suficientes de informática.
Na minha opinião, alterar ou mesmo acabar com disciplinas como TIC e
E.V.T. não será uma boa estratégia. O que deveria ser feito é um
esforço em melhorar a qualidade e o conteúdo programático das aulas.
Os alunos que pretendem seguir cursos relacionados com artes no
secundário, devem ter bases sólidas que apenas adquirem com educação
visual e tecnológica. Com a informática passa-se o mesmo. Os alunos
aprendem o básico sozinhos, mas existem imensos conteúdos que só irão
descobrir se alguém os incentivar para tal. Existe um mundo
informático bastante vasto e complexo. TIC deveria ser um abrir de
portas para cada aluno o poder explorar.
Patrícia Sequeira, n.º 42540