Parece que, passado 4 anos a ?dar? computadores desde o ensino
primário até ao ensino secundário, afinal não é importante saber mexer
num computador, o que é preciso é tê-lo.
É, na minha opinião, o que parece quer dizer este novo governo. Depois
de o actual Primeiro-ministro ter deixado claro, na campanha
eleitoral, que não considerava as novas oportunidades como um método
de aprendizagem ?mais viável?, parece que também não deve ser de
acordo com todos aqueles computadores que foram, na maior parte,
gratuitamente distribuídos pelo ex-governo. Pois, a partir já do
próximo ano lectivo deixará de existir a disciplina de TIC para o
9ºano. Não sendo uma disciplina com elevada carga horária, ou que numa
escola sejam necessários muitos docentes para poder dar as aulas,
penso que é uma medida sem fundamento. Para além dos docentes que vão
para o desemprego, os alunos também vão aprender cada vez mais tarde a
mexer em programas como o Microsoft Office e claro sem os
conhecimentos necessários para o fazerem da melhor maneira, para que
possa ser uma ferramenta útil na vida escolar.
Já para não falar dos enormes cortes na Educação e na Saúde, pilares
fundamentais na nossa sociedade e para o crescimento e desenvolvimento
do país, que estão presentes neste Orçamento de Estado. Fica aqui a
chamada de atenção para uma das muitas medidas na Educação.
Catarina Palma, a41469
As aulas de informática são importantes no ensino. Sem a informática não se fará nada futuramente.
Hoje em dia quase tudo tem a informática inserida. E qualquer emprego pede a noção de informática, pois o mundo está a modernizar-se, e as pessoas têm que acompanhar esta evolução. Na minha opinião, - e contrariamente à medida imposta por este novo governo, - para acompanhar a modernização, as aulas de informática no ensino é a melhor solução.
A informática ajuda-nos nas mais diversas atividades e tudo requer algum conhecimento sobre informática: escrever um texto no word, fazer uma apresentação no power point, saber enviar um e-mail, saber pesquisar num site de busca como o Google (atividade fundamental para o aumento do nosso esclarecimento sobre o mundo)... Todas estas atividades que podemos fazer através de um computador, podemos aprender nas aulas de informática, que nos farão crescer e adequar-nos à modernidade.
Esta medida na Educação, desenvolve a ideia de que a educação não estará a produzir bons progressos, mas, exatamente, o contrário: "(...) os alunos também vão aprender cada vez mais tarde a mexer em programas como o Microsoft Office e claro sem os conhecimentos necessários para o fazerem da melhor maneira, para que possa ser uma ferramenta útil na vida escolar."
Meghanne Barros
Nº 43503
Anónimo a 8 de Novembro de 2011 às 20:35
Sim concordo plenamente! É de facto, o país que temos. Primeiro promovem-se iniciativas para que a população, desde as crianças até aos jovens, obtenham computadores e acesso à internet e depois regride-se planeando retirar dos planos curriculares uma disciplina fundamental para o futuro de qualquer pessoa. Como se costuma dizer, vamos de cavalo para burro, pois dá-se os aparelhos mas não se ensina a usá-los. E isto dá realmente que pensar, uma vez que o computador e a internet é uma ferramenta indispensável para qualquer estudante e se isto vai para diante os jovens vão deixar de saber utilizá-los corretamente para fins académicos.
As formas de poupança pensadas pelo governo deixam muito a desejar.
Nádia Silva, a41664
Nádia a 11 de Novembro de 2011 às 22:10
O caminho para o mundo informático deve ser percorrido (com moderação)
desde o ensino básico, pois trata-se de uma constante no nosso
dia-a-dia termos de lidar com computadores. Quer como estudante, quer
como trabalhador, eles estão lá, ou para fazer pesquisa, ou no nosso
local de trabalho. Já quando aboliram essa disciplina dos cursos
científico-humanísticos, pensei que seria um erro, pois trata-se de
uma disciplina que nos prepara para o mundo do trabalho que já não
sobrevive sem recorrer aos meios informáticos. É importante que nos
deem acesso a ferramentas como estas, que nos deixem aprender de forma
conveniente as potencialidades de um computador. Quanto mais domínio
tivermos nesta área melhor estamos preparados para desenvolver
inúmeras tarefas que nos são úteis, tal como saber trabalhar com o
Microsoft Office que nos permite escrever cartas e documentos formais
para empresas, saber como fazer um CV, saber como fazer trabalhos para
a escola ou universidade de forma adequada, saber como pesquisar e
saber avaliar a veracidade da informação encontrada na Internet, saber
como trabalhar com determinados programas avançados e que podem ter
relevância para o desempenho da profissão desejada... Enfim, esta é
uma disciplina que realmente não deve ser negligenciada.
Um outro aspeto a considerar é que retirá-la do ensino básico vai
potencializar o estudo pessoal da informática de uma forma errada, sem
regras e sem noção dos perigos deste mundo (informação enganosa, chats
com pessoas mal intencionadas, sites pornográficos, excesso de
exposição de dados pessoais, etc.) dado que para jovens de tenra idade
é aconselhável elucidá-los dessas inconveniências.
Em último lugar devo chamar a atenção, tal como a minha colega
Catarina o fez, para os inúmeros professores que irão para o
desemprego com tal medida.
Uma vez tinha o sonho de ser professora. Mas com este governo o meu
sonho tornou-se outro: o de sair deste país.
Ana Félix nº42431
Ana Félix a 13 de Novembro de 2011 às 15:32
Concordo plenamente contigo Catarina. A importância da informática tem adquirido uma dimensão cada vez maior no dia-a-dia da grande camada populacional. A sua utilização já é vista como sinónimo de aprendizagem e o seu papel na sociedade é de grande relevância. É rara a empresa, escola, ou instituição que não possua de um computador. É uma ferramenta utilizada por alunos, num contexto de pesquisa/realização/apresentação de trabalhos; professores, que facultam materiais de estudo online e apresentam grande parte das suas aulas em formato tecnológico; e também profissionais de várias áreas - como por exemplo a comunicação social - que publicam os seus trabalhos na internet, neste caso jornalistas.
A informática é sem dúvida essencial no desenvolvimento educacional de cada aluno. Na minha opinião não deveriam acabar com a disciplina de TIC nas escolas, pois como consequência os jovens vão aprender a utilizar as tecnologias mais tarde e não vão conseguir estar ao mesmo nível em relação aos que têm computador em casa e já estão bastante familiarizados com a informática. No meu caso por exemplo, para além de ser auxílio nos trabalhos académicos, é também uma porta aberta para outra dimensão em que através de um simples "click" conhecemos grande parte do mundo, partilhamos experiências com amigos e familiares e estamos sempre actualizados em relação ao que se passa no país e no mundo. É sem dúvida uma mais-valia!
Mas sem as aulas de TIC, como será isto possível?
Bárbara Ferreira
n.º42006
Bárbara Ferreira a 16 de Novembro de 2011 às 22:27
Como todos os meus colegas já referiram aprender Informática é fundamental hoje em dia. Mas deixemos de clichés »... verdade seja dita que quando chegámos ao 9º ano (ano de escolaridade em que vão eliminar a disciplina TIC das escolas) já todos nós sabemos mexer nos computadores num piscar de olhos, ou alguém aqui me vai dizer que até ao 9º ano não sabia escrever um texto no word ou fazes um powerpoint ? Talvez cortar com esta disciplina seja umas das medidas pelo simples facto de que os nossos alunos assumem que essa aula é «tempo perdido», uma aula em que podemos aproveitar para estudar para o teste da disciplina a seguir, e até quem sabe... ir até ao facebook ? Visto que já há 4 horas não iam ver as suas null . Não estou a descurar a importância da disciplina... aliás comecei este comentário precisamente por salientar a mesma, estou apenas a referir que não é uma medida assim tão disparatada se é esta a maravilhosa utilidade que os alunos lhe dão. Para quê continuar a investir em computadores, programas e softwares de qualidade, antivírus e tudo o resto que é necessário para um bom funcionamento dos mesmos, se pouco valor dão a estas, repito, fundamentais aulas?
Contudo, daqui apenas lamento os docentes que ficaram desempregados. Mas enfim, todos nós sabemos, e não sabemos deveríamos , em que situação está o país e não são apenas professores de informática a ficarem sem trabalho, mas sim todo o tipo de trabalhadores. É uma triste realidade.
Sara Viegas 38866
Sara Viegas a 20 de Novembro de 2011 às 18:54
Correção a um erro informático: *as suas atualizações
Sara Viegas a 20 de Novembro de 2011 às 18:59
Penso que estas aulas não deviam acabar mas só se fossem leccionadas de outro modo. Vejamos. Tive TIC do 7º até ao 9º ano e posso dizer que não foi graças às “aulas” de TIC que aprendi a mexer no computador. Felizmente já sabia algumas coisas. As aulas consistiam em copiar um texto para o computador e formatá-lo de forma básica. Nessas aulas não aprendi a trabalhar com o PowerPoint ou com o Excel. Esta última aprendi quando tive Física no 12º ano. Se for para as aulas serem dadas como eu tive, então acabem com isso, caso contrário não gastem dinheiro dos contribuintes.
Luís Felisberto a43143
Luís Filipe Felisberto a 11 de Dezembro de 2011 às 15:34