Os Media e os Jovens
Os jovens de hoje em dia têm um nível cultural e de habilitações
incomparáveis com qualquer outra época e a procura de informação é constante
mas os tempos são outros e é necessário que a imprensa acompanhe os gostos
dos mais jovens e se adapte.
Vários estudos indicam que, os jovens de hoje estão a mudar os hábitos de
consumo e estão cada vez mais ligados às novas tecnologias deixando para
trás os meios de comunicação mais tradicionais como a televisão, rádio e
jornais. Por isso, umas das principais medidas dos media para fidelizarem os
jovens tem que ser o investimento na internet.
Segundo um estudo da Morgan Stanley sobre a relação dos media com os
adolescentes, o futebol e as séries são os programas mais procurados na
televisão mostrando-se no entanto, muito selectivos e adeptos da TV sem
anúncios. Em relação à imprensa, não têm tempo nem paciência para ler
jornais devido à sua dimensão e preço e preferem optar pelos resumos na
internet. Os jornais gratuitos são a única excepção. E cada vez se afastam
mais das rádios devido às playlists escolhidas por outros e bastante
repetitivas. Preferem optar pelos sites de internet que permitem a criação
de um perfil único para cada utilizador. Com estes dados percebemos então
para onde estão voltados os interesses dos mais jovens.
Além da adaptação dos media aos jovens é ainda fundamental uma educação para
os media, ou seja, é necessário incutir nos jovens o gosto por estar
informado e formá-los para que se questionem sobre a informação a que têm
acesso e procurem a verdade. É fundamental que a escola e os pais se
esforcem para educar pessoas interessadas e informadas pois disso depende a
evolução de um país.
Cristina Apolónia
incomparáveis com qualquer outra época e a procura de informação é constante
mas os tempos são outros e é necessário que a imprensa acompanhe os gostos
dos mais jovens e se adapte.
Vários estudos indicam que, os jovens de hoje estão a mudar os hábitos de
consumo e estão cada vez mais ligados às novas tecnologias deixando para
trás os meios de comunicação mais tradicionais como a televisão, rádio e
jornais. Por isso, umas das principais medidas dos media para fidelizarem os
jovens tem que ser o investimento na internet.
Segundo um estudo da Morgan Stanley sobre a relação dos media com os
adolescentes, o futebol e as séries são os programas mais procurados na
televisão mostrando-se no entanto, muito selectivos e adeptos da TV sem
anúncios. Em relação à imprensa, não têm tempo nem paciência para ler
jornais devido à sua dimensão e preço e preferem optar pelos resumos na
internet. Os jornais gratuitos são a única excepção. E cada vez se afastam
mais das rádios devido às playlists escolhidas por outros e bastante
repetitivas. Preferem optar pelos sites de internet que permitem a criação
de um perfil único para cada utilizador. Com estes dados percebemos então
para onde estão voltados os interesses dos mais jovens.
Além da adaptação dos media aos jovens é ainda fundamental uma educação para
os media, ou seja, é necessário incutir nos jovens o gosto por estar
informado e formá-los para que se questionem sobre a informação a que têm
acesso e procurem a verdade. É fundamental que a escola e os pais se
esforcem para educar pessoas interessadas e informadas pois disso depende a
evolução de um país.
Cristina Apolónia