...

A mudança de paradigma dos media

 

Todos sabemos que os meios de comunicação de massa e os serviços de informação constituem a cultura contemporânea que estamos a viver na atualidade. 

A verdade é que a tecnologia está em constante evolução e agora mais que nunca, estamos a assistir a uma mudança de paradigma. Encontramo-nos numa época marcada pela passagem do físico para o digital, que traz por consequência novos mercados e novas formas de comércio.

Este desenvolvimento tecnológico afeta diretamente os media mais tradicionais, como a televisão, os jornais, a rádio. Relativamente à televisão, esta que é considerada dos meios de comunicação mais fortes e com mais poder de influência sobre os espetadores, tem vindo a sentir grandes diferenças.

A forma como o público via televisão a algumas décadas atrás e a maneira como vê hoje em dia é bastante diferente. A televisão era vista como o veículo de difusão de massa de maior importância para fornecer informação e entretenimento ao público.

Todavia, com a globalização os media começaram a sofrer alterações, tendo em vista que se esta a assistir a toda uma mudança de paradigma digital. As tecnologias desenvolvidas para comunicação ampliaram as formas de difusão do conhecimento e da comunicação por diversas plataformas. Exemplo disso é a Netflix, HBO, Dysney plus, entre tantas outras que vieram substituir a forma como se vê televisão.

Por consequência disto, a televisão teve de se reinventar e recorrer a novas estratégias, começando então a apostar no digital, considerando que este vai ser o futuro do mercado. Surge então a televisão online, como a TVI player, onde o conteúdo é transmitido ao vivo mas online.

As novas plataformas digitais alteraram o processo de transmissão de informação, tornando tudo cada vez mais rápido e maior.

             O mundo está a evoluir e o mesmo se está a suceder com as tecnologias digitais, marcando assim toda a nossa cultura contemporânea. Assim, com o avanço das novas tecnologias no campo da comunicação, os media tradicionais viram-se obrigados a arranjar soluções e tiveram de reinventar-se.

              

a68260

publicado por - fcar - às 17:25 | comentar | favorito